segunda-feira, 30 de março de 2009

KeePassX

Agora você pode dar adeus aos milhares de papéis com senhas anotadas. O KeePassX guarda todas para você.

Atualmente, com tantos programas que exigem senhas, às vezes fica difícil lembrar-se de todas. Nem sempre recorrer ao “papelzinho” e anotar é a solução, pois pode tanto acabar em mãos impróprias quanto ser perdido. O KeePassX é um programa que pode trazer uma alternativa neste sentido, pois ele monta uma base de dados com suas senhas.

O programa dispensa instalação bastando descompactar e executar diretamente a partir do arquivo e funciona a partir do disco rígido ou de um pendrive. Os dados armazenados no programa são protegidos por criptografia e só podem ser acessados mediante uma senha definida no momento em que o banco de dados é montado.

Para montar um novo banco de dados, basta acessar o menu “File” e “New Database”. Aparece uma janela solicitando a senha que será utilizada para abrir posteriormente o arquivo. Quando desejar abrir esta base de dados, basta acessar “File” e “Open Database” direcionando para o caminho na qual foi armazenada ou clicar sobre o arquivo na pasta.

Guardando as senhas

Após criada a base de dados, você pode observar que ela possui dois grupos distintos “Internet” e “eMail”. Dentro deles, você pode adicionar subgrupos, clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Add New Subgroup”. Esta pode ser uma boa opção para quem deseja uma classificação mais específica.

Então, basta clicar sobre o grupo (ou categoria criada) com o botão direito do mouse e escolher a opção “Add New Entry”. Uma nova janela se abrirá, solicitando informações para identificação da senha que será armazenada, como título (para a página), nome de usuário, endereço e senha.

guardando uma nova senha

Também é possível adicionar um comentário sobre a senha, uma data na qual ela expira (ambos os campos sendo opcionais) e alterar o ícone que será exibido na tela do programa (a ferramenta conta com 68 opções de ícones para a exibição). Quando a senha é digitada, o programa exibirá a qualidade dela conforme seus critérios de avaliação.

Na janela principal do programa são mostradas as informações de endereço, título da página, nome de usuário e senha (estes dois últimos aparecem criptografados). Clicando sobre qualquer uma das entradas exibidas informações mais detalhadas aparecem no campo abaixo.

Recuperando as senhas

Para ver qualquer uma das senhas armazenadas, basta selecionar o programa e dar um clique duplo sobre ele. A janela de edição será aberta e então é necessário clicar no ícone com a imagem de um olho, ao lado do campo “Password”. Outra forma é selecionando uma entrada e utilizando o botão “Copy Password to Clipboard” e colando em qualquer editor de texto para visualizá-lo. Este procedimento funciona também para nome de usuário por meio do botão “Copy Username to Clipboard”.

Interface do programa mostrando programas com senhas armazenadas

O programa conta ainda com um gerador de senhas que pode ser acessado por meio do menu “Extras”. Nele você define os elementos que serão utilizados para sua nova senha e clica no botão “Generate”. O resto do trabalho o programa executa sozinho.

Fonte: Baixaki.ig.com.br



Nenhum comentário: